.

.

HISTÓRICO PROFISSIONAL

 

Psicóloga formada há 31 anos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (CRP: 08/03110). Pós Graduada em Psicanálise pela Universidade Tuiuti do Paraná, com vasta experiência no atendimento clínico e ambulatorial à crianças, adolescentes e adultos. Clínica embasada na teoria psicanalítica.

• Trabalhou por 2 anos (1987 a 1989) com crianças e adolescentes em conflito com a lei na FASPAR (Fundação de Ação Social do Paraná).

• 6 anos de atendimento clínico em ambulatórios de Saúde Mental (Psico Clínica Paraná e Bion).

• Trabalhou 2 anos (1994 a 1996) com pacientes portadores de transtornos mentais severos no Hospital psiquiátrico Nossa Senhora da Glória.

• Trabalhou 6 anos (1994 a 2000) na Associação Saint Germain de Curitiba (Escola Regular Inclusiva Tempo de Crescer e Escola Estrutural para crianças com condutas típicas), efetuando atendimento clínico a crianças e adolescentes, com orientação às famílias e supervisão de professores.

• Trabalhou 7 anos (de 1999 a 2006) na JERA Cooperativa de Trabalho e Estudo na Área da Toxicomania, fazendo atendimentos clínicos individuais e grupos terapêuticos a pessoas com dependência a álcool e outras drogas, apresentei vários trabalhos teóricos em seminários e congressos sobre o tema. Coordenei a área clínica da cooperativa.

• Participou durante 5 anos (de 2005 a 2011) como palestrante da Associação Gerando Saúde Mental em diversos municípios do Estado do Paraná com temas como: “Uso e Abuso de Substâncias Químicas” e “Estruturação psíquica do sujeito” a profissionais das áreas de saúde, educação e assistência com a finalidade de formação de trabalho em rede e supervisão de projetos.

• Durante 10 anos (de 2008 a 2017) trabalhou na Fundação Pedro Seleme, clínica de reabilitação para crianças com quadros neurológicos e outras síndromes, atendendo as crianças, orientando os pais e fazendo acompanhamento sistemático através de visitas e reuniões com profissionais das escolas com a finalidade de trabalhar a inclusão escolar dessas crianças.

• 20 anos atendendo em consultório particular.

• Participou por 4 anos de estudos e trabalhos de cartéis na Biblioteca Freudiana de Curitiba e por 3 anos na Associação Psicanalítica de Curitiba.

Cursos complementares:
“Inclusão escolar”;
“Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reincersão Social e Acompanhamento”;
“Prevenção ao Uso Indevido de Drogas”;
“Política Social e Educação no Brasil”;
“Classificação e Diagnóstico dos Distúrbios Mentais”.

CONSULTÓRIO
 

.

SERVIÇOS

Atendimentos a crianças, adolescentes e adultos

Atendimento ou orientação a casais

Orientação a pais e familiares

Palestras em escolas e empresas

.

PROCESSO TERAPÊUTICO

 

O ser humano está as voltas de sobreviver as pressões e adversidades que o mundo moderno impõem, seja pela velocidade que tudo acontece, pelo excesso de demandas impostas ou ideais buscados. Diante desse quadro alguns acabam por adoecer física ou psiquicamente, formando inibições, angústia ou sintomas como alcoolismo, depressão, stress, dores no corpo, enxaquecas, insônia, ansiedade, pânicos, obesidade, tabagismo, dificuldades de aprendizagem, distúrbios alimentares, dificuldade nas relações interpessoais, etc. Os sintomas são os mais diversos e normalmente com características muito individuais, cada um com seu sofrimento, porém, sabemos que as consequências desses sintomas afetam diretamente as relações afetivas e de trabalho, diminuindo consideravelmente a qualidade de vida.

Quando procurar ajuda de um profissional de psicologia?

Quando perceber sinais de sofrimento psíquico ou físico, quando desejar resolver seus problemas, seus conflitos, suas frustrações, alcançando um bem estar emocional, sentindo-se mais feliz e seguro. O mito de quem precisa de psicólogo é louco já caiu por terra há tempos, hoje em dia não se fala mais em doença mental e sim em saúde mental. Sabemos que saúde não é só ausência de doença mas uma vida equilibrada, com qualidade, com dignidade. Atingimos esse nível quando percebemos com clareza o mundo que nos cerca, e principalmente quando nos percebemos nesse mundo, nos responsabilizando pelo que nos acontece e a partir daí podendo interferir e mudar nosso *destino*, fazendo escolhas mais apropriadas e acertadas. Reconhecer um problema e querer mudá-lo não é sinal de fracasso, mas de grande coragem. Podemos também ter o desejo de nos conhecer melhor, o auto conhecimento é uma ferramenta de transformação pessoal, quanto mais a pessoa se conhece, mas qualidade de vida ela tem, passando a ter uma compreensão melhor acerca de si mesmo e dos outros, facilitando assim suas relações interpessoais.

O que levar em conta em sua escolha?

A relação cliente/terapêuta é fundamentada numa relação de confiança, essa escolha é facilitada quando alguém que conhecemos faz a indicação, como acontece com a procura de qualquer outro profissional. Mas, se não há essa indicação, procure marcar um primeiro horário e sinta se uma relação de transferência positiva acontece. Procure saber sobre a experiência do profissional, preste atenção na sua postura ética.

.

CONTATO

Entre em contato através do formulário abaixo

  • Av. Cândido de Abreu, 140, cj 1208, 12º andar
    Centro Cívico - Curitiba - PR

  • 41 99996 6299

  • sartori.elaine@yahoo.com.br

LOCALIZAÇÃO