Principal parceiro na preservação: Koppers Performance Chemicals.
Clique nos títulos abaixo para maiores informações:

A madeira tratada com CCA é segura?
Sim, os produtos de madeira tratados com CCA e processados adequadamente são seguros quando usados conforme as recomendações.

O uso de madeira tratada afeta o meio ambiente?
Em primeiro lugar, a madeira tratada é proveniente de fontes de recursos renováveis. A madeira é o único material de construção renovável. Como toda a madeira, a madeira tratada proporciona bom isolamento acústico, térmico e elétrico. No mais, o tratamento preservativo prolonga a vida útil da madeira, reduzindo as demandas de florestas e outros recursos. Além disso, a produção de madeira tratada requer menos energia do que a produção de outros materiais, tais como o aço ou os plásticos e, devido ao seu peso mais leve, a madeira tratada pode muitas vezes ser instalada sem a necessidade de uso de equipamentos pesados causando assim menos transtornos ambientais e reduzindo o impacto financeiro da obra.

Quais equipamentos de segurança adicionais são necessários para se trabalhar com a madeira tratada com CCA?
Use equipamentos de proteção padrão e bom senso ao trabalhar com todos os tipos de materiais de construção. Proteção dos olhos e máscaras anti-poeira devem ser utilizados para serrar ou beneficiar qualquer produto de madeira, tratada ou não. A inalação de serragem pode causar irritação no nariz e na garganta. Proteger os olhos de qualquer material estranho durante a serragem ou usinagem é uma boa prática de segurança. O uso de luvas fornece proteção extra contra lascas e farpas. Boas práticas de higiene e organização na execução de qualquer projeto de construção são sempre aconselháveis. Isso inclui lavar as mãos e limpar a serragem na área de trabalho. Outras recomendações da Koppers podem ser encontradas na seção Informações Importantes deste site.

Como devo descartar a madeira tratada com CCA?
Antes de considerar a eliminação, você deve considerar a reutilização do produto de madeira tratada. A madeira tratada pode ser reutilizada de uma forma compatível com a sua finalidade original, tais como cercas, paredes de retenção, paisagismo, pavimentos, construção em geral e semelhantes. Por exemplo, postes e mourões podem muitas vezes ser reutilizados em projetos de paisagismo. Os usuários da madeira tratada podem descartar seus resíduos em aterros sanitários que estejam autorizados a receber este tipo de resíduo.

A madeira tratada pode ser queimada?
Como muitos materiais de construção, a madeira tratada não deve ser queimada em fogueiras ou fornos, lareiras, churrasqueiras ou em caldeiras residenciais. A madeira tratada só pode ser queimada em uma instalação industrial que esteja devidamente autorizada a receber a madeira tratada para incineração de acordo com a legislação ambiental local e nacional vigente.

E se a madeira tratada entrar em contato com alimentos e água?
É aceitável o contato acidental da madeira tratada (trapiches, docas, cais, pontes ou estacas hortícolas) com água destinada ao abastecimento. No entanto, a madeira tratada não deve ser utilizada quando for susceptível de se tornar um componente dos alimentos para consumo humano ou animal ou quando a madeira correr o risco de se misturar com gêneros alimentícios. A madeira tratada com CCA não deve ser usada para bancadas de cozinha ou tábuas de corte de alimentos.

O que devo fazer em caso de contato com farpas de madeira tratada?
Uma farpa de madeira tratada deve ser tratada da mesma forma que uma farpa de madeira não tratada. Remova a farpa, lave a área afetada, aplique uma pomada anti- inflamatória no local e coloque um curativo sobre a ferida, se necessário.

Onde a madeira tratada com CCA é utilizada?
A madeira tratada com CCA é usada em decks, cercas, paisagismo, pergolados, docas, marinas, postes de transmissão, dormentes ferroviários, escoras, pontes, passarelas, barreiras acústicas em estradas, torres de refrigeração, estacas agrícolas, montanhas-russas, treliças, tesouras para telhados, playgrounds, entre muitos outros usos.

A madeira tratada é adequada para ser utilizada na água?
Sim. A madeira tratada com CCA é apropriada para o uso em contato com água doce ou salgada, em docas, pontes, marinas e trapiches, e é bastante utilizada nessas aplicações.

Os produtos de madeira tratados com CCA podem ser usados em projetos de jardinagem e paisagismo?
Sim. A durabilidade extra conferida pelo processo de tratamento sob pressão torna a madeira tratada um bom produto para canteiros, jardins em terraços, estacas de uva, tomate, pimenta ou maracujá, suportes de trepadeiras, muros de contenção, treliças, móveis de jardim, caixotes de adubo, etc.

Uma pequena quantidade do preservativo pode migrar da madeira tratada para solo / água ou pode desalojar da superfície de madeira tratada em contato com a pele. Lave bem as áreas da pele que foram expostas. Recomendamos que um material plástico fino adequado seja usado como uma barreira entre a madeira tratada com CCA e o solo de jardim de canteiros.

O uso de uma barreira plástica também ajudará a manter o solo dentro da área do canteiro. Para a drenagem apropriada, o material plástico não deve ser usado debaixo do solo do canteiro.

O gado pode ser alojado em estruturas construídas com madeira tratada com CCA?
Sim, quando usada conforme recomendado, a madeira tratada com CCA adequadamente processada é considerada adequada para uso na construção de cercas, berços, currais, galpões, piquetes e outras estruturas de confinamento e aplicação rural. Estudos não mostraram efeitos nocivos para cobaias em testes de contato com a pele ou ingestão de madeira tratada com CCA.

Alguns animais podem morder e comer a madeira utilizada em seus recintos. Nos estudos em que animais foram alimentados com serragem de madeira tratada com CCA, não foram observados efeitos nocivos para os animais e seus filhotes. Clique no título abaixo desejado para maiores informações.

Por que a madeira tratada com CCA é preferível ao concreto, plásticos, aço e alumínio em diversas aplicações?
O aço, o concreto e o alumínio resultam em custos de construção muito mais altos, maiores exigências de energia no processo de fabricação de materiais de substituição, maior poluição do ar e da água e maior impacto ambiental. No mais, a madeira reflorestada é o único material construtivo disponível em larga escala que é renovável (florestas plantadas). As florestas plantadas são importantes agentes no sequestro de carbono da atmosfera, reduzindo o efeito estufa.

Além disso, alguns tipos de aço podem sofrer corrosão, o concreto pode deteriorar-se em água salgada, e o plástico pode não ter a resistência, durabilidade e integridade estrutural da madeira tratada. Uma vez que a madeira é um recurso renovável, os gestores florestais modernos podem garantir uma oferta contínua e abundante, enquanto a preservação de madeiras aumenta a disponibilidade dos recursos florestais renováveis e auxilia na conservação das florestas nativas.

Finalmente, é fácil fazer modificações no local em estruturas de madeira. Isto não é só porque a madeira é mais fácil de trabalhar do que outros materiais, mas também porque as habilidades necessárias para trabalho em madeira são muito mais comuns do que as necessárias para o trabalho com outros materiais.