SOBRE

Praticamente não há quem não vivencie na carne as profundas e rápidas transformações pelas quais a humanidade passa na contemporaneidade. Quer estejamos nos grandes centros urbanos ou nos rincões mais distantes do nosso país, o mundo globalizado regido pela tecnociência avança sobre nós, adentrando na cotidianidade comezinha do nosso dia-a-dia, alterando significativamente todo o espectro das relações sociais. Assim, na medida em que novas necessidades vão apressadamente se impondo, tanto a família quanto o Estado, bem como o horizonte do trabalho e do lazer, apressam-se conjuntamente em busca de uma adaptação que parece não ter fim. É preciso estar à altura da destinação ocidental para não se estar excluído do mundo. E, para tanto, corremos desbragadamente, ainda que, no mais das vezes, não saibamos muito bem para onde.

Diante do indeterminado que nos aguarda, se segue sendo certo o ditado popular que nos ensina que o futuro só a Deus pertence, também é certo que, fora da temporalidade que nos é própria, não é Ele quem o vivenciará. Somos nós que habitamos a Terra quem tornará presente o que está no porvir. Contudo, ainda que seja lá no futuro que as próximas gerações vão viver, muito vai depender daquilo que a elas será oportunizado no momento presente. O que proporciona um mundo é o que dele conseguimos compreender.

Tendo isso em vista, podemos afirmar: é a educação que nos mostra o que é o mundo para que, compreendendo, saibamos das possibilidades do seu habitar. Fazendo a mediação entre a família, a sociedade e o Estado é ela, a educação, que pode confluir para a construção de um mundo possível, onde, para além da mera sobrevivência, as futuras gerações possam também residir, fazendo dele, efetivamente, uma morada.

Mas, para tanto, é preciso pensar. O que só pode ser feito no momento presente, assumindo a responsabilidade das nossas perspectivas. Conjuntamente, pensemos, então!

INFORMAÇÕES

LOCAL: Auditório da Unibrasil – Centro Universitário – Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã, Curitiba – PR

DATAS:
16 e 17 de novembro.

PÚBLICO-ALVO:
Prefeitos, Secretários Municipais de Educação, Gestores, Pedagogos, Professores, Estudantes e demais interessados.

ORGANIZAÇÃO:
Capebrasil Treinamento e Capacitação Ltda.

COORDENADOR PEDAGÓGICO:
Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho.

PROGRAMAÇÃO - 16/11

08h às 09h30 – Credenciamento e entrega de material.

09h30 às 10h
– Abertura com a Secretária de Estado da Educação Professora Ana Seres.

10h às 12h
– Prof. Dr. Joe Garcia - Experiências Inovadoras em Educação: Para Pensar o Futuro de Nossas Crianças.

12h00
– Intervalo para Almoço.

13h30 às 15h30
– Prof. Dr. Leandro Karnal – A Formação das Futuras Gerações.

15h30 às 17h30
– Prof. Dr. Alceni Ângelo Guerra - Aceleração Instantânea da Aprendizagem.

 

PROGRAMAÇÃO - 17/11

08h às 10h – Técnico da Itaipú – Educação Sócio-Ambiental (Cultivando Água Boa).

10h às 12h
– Prof. Dr. Jelson Oliveira - Desafios Éticos E Pedagógicos da Educação do Futuro. 

12h
– Intervalo para o Almoço.

13h30 às 15h30
– Profª. Drª. Márcia Tiburi – Gênero, Escola e Educação.

15h30 às 17h30
– Profª. Drª. Zita Lago – Paradigmas Educacionais Contemporâneos e uma Ação Profissional Ética e Humana.

INVESTIMENTO

Estudantes: R$ 125,00

Outros profissionais:
R$ 250,00

Inscrições até o dia 10/11

 

 
 

PALESTRANTES

PALESTRANTES



LEANDRO KARNAL

A Formação das Futuras Gerações.

Sistemas educacionais, modelos e práticas pedagógicas estão perdendo seus antigos contornos para se adaptarem às novas exigências da realidade. Precisamos encontrar novas formas de lidar com um futuro que ainda não existe. O objetivo é superar uma educação baseada num modelo do século XIX, com professores nascidos (e quase sempre educados) no século XX e com alunos do século XXI. A palestra traz os temas que fazem parte do debate sobre educação no Brasil e no mundo.

Leandro Karnal é professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 1996. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós doutorados pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. É autor de livros que tratam sobre a história dos países, como História dos Estados Unidos (Contexto, 2007) e sobre o ensino de História, como História na sala de aula – conceitos, práticas e propostas (Contexto, 2003) e Conversas com um jovem professor (Contexto, 2012). É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas da área na UNICAMP (revistas Ideias, Cadernos Pagu e História Social) e da UNISINOS (revista História).

 





MARCIA TIBURI

Gênero, Escola e Educação.

A questão da educação é central para um projeto de país, de Estado, de sociedade bem como para a formação dos cidadãos. A educação tornou-se um dispositivo manipulado por diversos setores que podem alterar o seu sentido mais específico de formação da subjetividade para a emancipação humana. O que pode a educação em tempos de neoobscurantismo? Em que sentido a questão "gênero" pode nos ajudar a entender o que se pretende com a educação hoje? Em que sentido a educação poderá tratar de gênero em tempos sombrios?

Marcia Tiburi é escritora e filósofa. Graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. Publicou diversos romances e livros de filosofia, entre eles As Mulheres e a Filosofia (Ed. UNISINOS, 2002), Mulheres, Filosofia ou Coisas do gênero (2008), Filosofia em Comum (Ed. Record, 2008), Filosofia Brincante (Record, 2010), Olho de Vidro (Record 2011), Sociedade Fissurada (Record, 2013), Filosofia Prática, ética, vida cotidiana e vida virtual (Record, 2014), Como Conversar Com um Fascista (2015) e Ridículo Político (2017). Marcia Tiburi é Professora da UNIRIO e colunista da Revista Cult.

 





ALCENI ANGELO GUERRA

Aceleração Instantânea da Aprendizagem.

Do ponto de vista pediátrico, aumentar a velocidade de aprendizagem e a capacidade de memorização de uma criança é uma tarefa simples e encantadora e depende mais do professor que do aluno, mais da cidade que da escola. Resulta de uma educação integral, que é melhor que uma educação em tempo integral.

Alceni Guerra é Médico pela Universidade Federal do Paraná (1972). Médico Pediatra pela Universidade Federal do Paraná (1974). Presidente da Associação Médica do Paraná, regional de Pato Branco (1976 – 1979). Superintendente Regional do INAMPS no Estado do Paraná (1979 – 1982). Ministro da Saúde (1990-1992). Ministro da Criança (1990-1992). Dep. Federal (1983-1987) (1987-1990) (2007-2011). Dep. Federal Constituinte (1987-1988).Presidente do Conselho Nacional de Saúde (1990-1991).





JELSON OLIVEIRA

Desafios Éticos E Pedagógicos da Educação do Futuro.

Trata-se de analisar os desafios éticos e pedagógicos da educação no século XXI, com destaque para o compromisso com a autonomia dos sujeitos, com a participação cidadã e o enfrentamento das questões ambientais. Para isso é preciso inovar em metodologias que coloquem o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem e rompam com a mera ideia de transmissão de conhecimento.

Jelson Oliveira é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Mestrado em Direitos Humanos da mesma universidade. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido), com bolsa CAPES (2016). Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia (2009-2011) e do Programa de Pós-graduação - mestrado e doutorado (2012-2013) da PUCPR, onde foi também Diretor de Graduação (2014-2015). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é membro e ex-coordenador do GT Hans Jonas e membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Contemporânea, Fenomenologia da vida, Filosofia da Técnica e da Tecnologia e Ética Ambiental, atuando principalmente em torno de autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas.

 

 





JOE GARCIA

Experiências Inovadoras em Educação: para pensar o futuro de nossas crianças.

Para onde caminha a educação neste século? Quais são as abordagens e tendências educacionais que estão redefinindo os rumos da escola? Nesta palestra analisamos algumas fronteiras das práticas pedagógicas atuais e visões futuras sobre educação, destacando diferentes experiências inovadoras encontradas ao redor do planeta.

Joe Garcia é Matemático (PUCPR), Mestre em Educação (UFPR) e Doutor em Educação pela PUC de São Paulo. Estudou e morou nos Estados Unidos, na Itália e na França. Pesquisador, escritor e conferencista no campo educacional, autor de diversos estudos publicados no Brasil e no exterior, com foco em interdisciplinaridade, currículo, aprendizagem e inovação educacional. É autor dos livros “Convivência na Escola”, “Estudos sobre Indisciplina na Escola”, e “Educação Infantil em Reggio Emilia”, entre outros. Atualmente é professor-pesquisador na Universidade Tuiuti do Paraná, onde leciona no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e coordena um grupo de pesquisas sobre convivência e inovação educacional.

 

 





ZITA LAGO

Paradigmas Educacionais Contemporâneos e uma Ação Profissional Ética e Humana.

O debate sobre os paradigmas educacionais contemporâneos frente às novas formas de comunicação e as situações cambiantes da sociedade globalizada exigem estratégias pedagógicas inovadoras e condizentes com os complexos e multifacetários desafios da ciência, do saber e do conhecimento, buscando superar as fragmentações e dicotomias presentes no cotidiano, com bases ético-profissionais e humanas situando esse novo ethos no exercício profissional dos educadores.

Zita Lago é PhD - filosofa, educadora e palestrante, com 13 livros publicados e atuação na educação básica e superior, como professora, consultora e debatedora sobre temas contemporâneos e complexos da educação.





INSCRIÇÃO

Efetue seu cadastro no formulário abaixo e após o envio você terá acesso as formas de pagamento.

 

Contato

  • 41 3039 2181
    41 3501 2977
    41 99983 1840

  •  

    Email

  • cape@capebrasil.com.br




  • Realização