No 10º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária, evento bianual organizado pela Associação dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo (APDESP), os profissionais apresentaram algumas novidades que farão sucesso nos consultórios odontológicos.

Uma dessas novidades são as lentes de contato dentais. O produto consiste em uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados.

A vantagem deste tratamento, de acordo com a APDESP, é que, ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais.Veja o comparativo entre as lentes de contato dental e ocular: Outra vantagem propagada para o produto é a resistência ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo.

O adesivo utilizado na aplicação também é o grande responsável pela durabilidade do produto.

No entanto, é importante ter cuidados na higiene bucal e na mastigação de alimentos muito duros.

Com essas precauções a durabilidade estimada do produto é de até 10 anos após a aplicação.

 

 

As lentes de contato dentais são conhecidas como Lumineers nos Estados Unidos.

Lumineers é uma marca de laminados feita de porcelana patenteada chamada Cerinate.  As Lumineers requerem uma redução muito pequena ou nenhuma redução de dente. Lumineers são excelentes escolhas quando os dentes dos pacientes apresentarem pequenas deformações ou alterações de cor. Estas lentes de contato dental como são chamadas no Brasil não devem ser indicadas para todos os casos que anteriormente foram restauradas com facetas laminadas, portanto não são simples substitutos deste tipo de tratamento.

Se o paciente requer mudanças mais extensas as facetas laminadas tradicionais podem ser a melhor escolha. Cada paciente precisa ser avaliado para se estabelecer a melhor indicação. Podendo até ser uma combinação de facetas tradicionais e lentes de contato dentais.

A diferença principal é que lentes de contato são feitas de uma porcelana especial que é muito forte e muito mais fina (0,2 mm) do que as facetas laminadas tradicionais. A espessura delas é comparável a das lentes de contato oculares. A vantagem principal destas lentes de contato dental é o mínimo desgaste de estrutura dentária ou até mesmo nenhum, necessário para realizarmos estas restaurações. Como resultado o procedimento é freqüentemente reversível desde que a estrutura do dente natural não seja atingida.