A Ortodontia é a área da Odontologia especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares). O termo técnico para designar essas alterações é má oclusão, que significa “má mordida”.

Os problemas de má oclusão (encaixe dos dentes superiores e inferiores) podem ser hereditários como adquiridos, quer por hábitos (o uso prolongado de chupeta ou a sucção do polegar, a interposição lingual, respiração oral,…), quer por perda precoce de dentes de leite ou definitivos, para além de outros fatores, em que o paciente pode apresentar diastemas, dentes apinhados, sobre mordida (dentes superiores cobrem grande parte dos inferiores), mordida aberta (dentes superiores e inferiores quase não se tocam), mordida cruzada,A especialidade de Ortodontia da O IBIO - Tratamentos odontológicos em Curitiba, dispõe de um conjunto de soluções de tratamento, removíveis e/ou fixas. Os aparelhos fixos, que podem ser totais ou parciais, são compostos por brackets ligados entre si por arcos metálicos e elásticos e unidos aos dentes por intermédio de uma substância adesiva. Existem brackets em metal, brackets em cerâmica (em que a coloração do bracket se confunde com o próprio dente) e brackets aplicados por lingual (com efeito estético muito satisfatório pois o arco é colocado no interior da arcada).

Alguns pacientes apresentam problemas dentários complexos que exigem que a prática ortodôntica seja articulada com outro tipo de intervenções como sejam, cirurgias, desvitalizações, restaurações, implantes ou tratamentos periodontais. Nessas situações, é elaborado um plano de tratamento que privilegia uma abordagem multidisciplinar entre as diversas especialidades.

O tratamento ortodôntico em adultos é cada vez mais prática corrente, pois possibilita uma reabilitação oral completa, permitindo realizar um melhor trabalho em termos de colocação de implantes ou coroas, permitindo não só um melhor resultado estético, mas também uma maior longevidade da reabilitação efetuada.

 

Os problemas ortodônticos têm muitas vezes consequências ao nível social e profissional, levando a situações de restrição do sorriso por vergonha. O tratamento ortodôntico adequado permite uma melhoria da aparência dento-facial, contribuindo para o aumento da auto estima do paciente.

 

Ao corrigir o mau posicionamento dentário o tratamento ortodôntico possibilita uma melhoria da higiene oral, uma vez que os dentes apinhados ou mal alinhados são difíceis de higienizar corretamente. Deste modo, previne-se o aparecimento de cáries extensas e doenças nas gengivas que em casos extremos podem levar à perda de dentes.

 

Ao restabelecer a correta relação entre os dentes inferiores e superiores, o tratamento ortodôntico aumenta a eficiência mastigatória, eliminando as dificuldades de mastigar determinados alimentos e proporcionando uma nutrição mais adequada.

 

O restabelecimento da oclusão evita e elimina problemas de respiração com benefícios também a nível da fonação, o que se traduz numa melhoria da comunicação verbal, com consequências evidentes na atitude social do paciente.

 

O restabelecimento da oclusão evita e elimina problemas de respiração com benefícios também a nível da fonação, o que se traduz numa melhoria da comunicação verbal, com consequências evidentes na atitude social do paciente.

 

Em alguns casos, o tratamento ortodôntico evita complicações na articulação temporo-mandibular (a articulação que permite a união da mandíbula com o crânio, mais especificamente com o osso temporal), e que podem estar na origem de dor crónica na cabeça, face, pescoço ou ouvidos, bem como, de tonturas, enjoos e limitações na abertura e fecho na boca.