Investigação técnica criteriosa e minuciosa das manifestações patológicas prediais, segundo diretrizes normativas ou congêneres, com o objetivo de aprimorar a qualidade ou determinar responsabilidades.

O crescente número de litígios entre empresas de construção civil e moradores de edificações vizinhas às obras em execução tem motivado as construtoras a adotarem medidas preventivas. Uma das mais eficientes é a realização de inspeção nos locais das obras, para registrar as características e condições físicas dos imóveis vizinhos, resguardando os direitos das empresas.

Após o término da obra, é fundamental a realização de uma inspeção final para consignar as condições físicas de toda a edificação e respectivos equipamentos, visando a preparação de um laudo que, juntamente com o manual de uso e o certificado de entrega da obra, faz parte integrante da documentação de conclusão da obra a ser fornecida ao proprietário, consoante recomendações das NBR 14.037 e NBR 5671 da ABNT.

É a determinação da origem, causa e mecanismo de ação de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação.

A apuração das causas que motivaram determinado evento ou asserção de direitos se constitui de tarefa que requer profundos conhecimentos técnicos, experiência e talento, para que o laudo ou parecer contenha a clareza, objetividade e fundamentação indispensáveis para abonar as conclusões e respostas aos quesitos. É um direito das partes indicar o assistente técnico para a defesa da prova pericial e o Gabinete Gomide possui profissionais de larga experiência nessa atividade.

Procedimentos de atestamento para a apuração de eventuais “não conformidades” legais ou normativas. Tal medida se constitui de minuciosa auditoria das condições de uso e manutenção de todas as áreas do edifício, bem como da análise correspondente exigida pela NBR-5674/99 da ABNT, podendo ser realizada no decorrer, ou mesmo após o período de garantia, para bem registrar essas eventuais não conformidades.

É o check up da edificação para avaliar suas condições técnicas de manutenção e uso visando preservar o seu desempenho.

A Reabilitação de Edificações é procedimento tradicional e bastante avançado na Europa e EUA, sendo atividade denominada como “Retrofit”, no Brasil. Os principais objetivos da reabilitação são três: preservar o patrimônio histórico, evitar a degradação urbana e resgatar o estado de utilidade da edificação. Os três principais focos de reabilitação incidem no desempenho do envelope (fachadas e cobertura), condições de habitabilidade e conforto e no comportamento estrutural.

Investigação técnica criteriosa e minuciosa com o objetivo de medir, aprimorar ou apurar índices no tocante à qualidade predial. Inclusive, as ferramentas técnicas estão apontadas nas Diretrizes Técnicas do Instituto de Engenharia, comprovando serem elas as provas técnicas para a apuração da qualidade e, da mesma forma, ao desempenho.